Musical que canta o amor, a paixão, o encanto e o desencanto do Boizinho Barrica – tourinho errante das campinas Madre Deus, herdeiro de rica tradição dos festejos maranhenses – pela fascinante Estrela Dalva, a rainha Tainá dos índios da mata, que na forma de uma menina bailarina vive uma mágica atração pelos cantos das terras do Maranhão, num sonho de amor inatingível. Cânticos e poesias interligam-se neste viajante espetáculo de ritmos e danças juninas, realçado pela singeleza de fantasias e adereços artesanais, e pela forte participação popular que o distingue. O Boizinho Barrica alardeia ilusões e desilusões na incessante procura da bailarina Estrela, sem encontrá-la, exibindo-se a cada canto de rua, teatro e palcos do mundo, toda a sua ternura, desenvoltura, garbo e brincadeira.
Roteiro
1 - ABERTURA
- E os poetas de rua contam em verso e prosa a apariçao do Boizinho Barrica pelos céus da Ilha Grande.
Tema Inicial: Luar de Prata; Dança: de Reis.
..."Chegou, querida, o Reis da Vitória, o meu Boi Barrica, alegre canto, coberto de vivas"!!! (Festa).
2 - CHEGANÇA
- "Viva! Viva! O Barrica está de volta a manjedoura Madre Deus a luz de uma Estrela" (Ilusao).
Música: Chegança; Dança: Saltitado
... "Ah! Minha estrela linda, eu nao te esquecerei jamais" (Encanto).
3 - BUMBA DA ILHA
- "Garota, me diga, és a bailarina que me encantou nos céus?"
Músicas: Moreninha, Garota e Clareou Terreiro; Danças: Tapuia, Caboclo de Pena e Miolo.
... "Ela nao está aqui meu boi, ela já se foi, o brilho das estrelas é frio de amor, é luz que vem perdida, infinita vida que nao se encontrou" (Desencanto).
4 - BUMBA DO VALE
- "Já estamos na Baixada. Eh! Pindaré, Viana, Sao Joao Batista, Estrela Dalva a vista"?
Músicas: Cruzeiro, Deixa Seguir e Rompendo Fogo; Danças: Cazumba, Rajado e Cordao.
... "Assim como a lua, Boizinho, meu amor é inconstante, tem fases de bem querer, tem fases que está distante" (Desilusao).
5 - MINA DOS OLHOS
- (1° Conto) ... "o novilho foi criado na boca da Ilha que a brisa do mar refresca, onde o batuque dos tambores é o ritmo que embala as redes de pesca" ... (Nascente).
- (2o Conto) ... "assim deixando de ser um simples luzeiro, ela passou a timoneiro e cruzou sobre a cidade e foi parar na Madre Deus, porque o tourinho que ali se fez de toda festança sabia" (Sonho). Ritmos: Tambor de Mina e Lele
6 - BUMBA ZABUMBA
- "É terreiro de zabumba, de estrelas e mouroes, Oh! Liberdade, Monte Castelo, Vila Passos, quem viu a Estrela Dalva?"
Músicas: Caixinha de Segredos, Segredando e Boi de Cofo; Danças: Bailado, Passeio e Fuga.
... "Já faz um tempo que eu nao te vejo, meu coraçao é uma caixinha de segredos musicais e, quando toca, eu te percebo feito um brinquedo que começa a saltitar" ... (Amor).
7 - TAMBOR GRANDE
- (3° Conto) ... "Vararam a noite a Bailarina e o Boi Menino, do Caroço de Tutóia as festanças do Divino, Péla-Porco, Reis, Chegança, Coco, Crioula, Clarins"...
Ritmo: Tambor de Crioula; Dança: Coreira e Personagens ... "era um boizinho amando uma estrela, bailarina, infinita e espacial" (Quimera).
8 - COCO BAIAO/CACURIÁ /CAROÇO
... "Saímos do coco e nem sinal da Estrela. Tá no Cacuriá, Teté, a Papa-Ceia?"
Música: Rosalinda, Barreirinhas, Trepa Menina e Cacuriá; Danças: de Par, de Roda e Agarradinho. ... "Viajei teus caminhos na toalha do linho, eu bebi teu bordado, meu buriti de Barreirinhas" (Fantasia).
9 - BUMBA DE ORQUESTRA
- ... "Clarins de Axixá, bailados do Munim...; Eh! Dia! Cade a Estrela Guia?"
Músicas: Tainahaka, Garota da Praia, Lua Cheia e Adeus Morena; Danças: Peao, Pique, Bailado e Despedida. ... "Alumeia o meu amor, que vem nas ondas do mar, incendiou meu coraçao pr'eu nao chorar"... (Paixao).
10 - CAIXAS E LADAINHAS
- ... "Divino Espírito Santo, ando querendo saber se a minha estrela luzia, a luz do meu bem querer, é a menina, a Estrela Guia que vai levando voce?"
Músicas: Tapuitapera e Divino Santo; Danças: Ritual e Procissao. ... "Nao te encontrar, amor, entre as meninas, é como se nao houvesse Divino" (Apelo).
11 – ALVORADA
- ... "Lumiou, lá na mata, as estrelas sao saudades, luz do sol, solidao, sol e chao" ... (Devaneio).
Música: Lumiou; Dança: De partida. ... "E fica olhando o céu, a estrela que o levou a viver as marcas desse amor"... (Saudade).
12 - BUMBA CURURUPU
- ... "Poetas e poesias, cantores e cantarias versejam o Boizinho Barrica pros cantos do mundo inteiro."
Música: Amanheceu; Dança: de Cururupu. ... "Dizem que foi a Estrela da Manha que o levou pras bandas do além... e se perdeu no céu, de Antares a Rigel, a procurar a Estrela Dalva" (Clara Manha).
13 - QUADRILHAS JUNINAS
- "A lenda se foi no sonho de um boi que vai levar a vida procurando. É sonho demais e nunca se tem o encanto da estrela que nao vem"...
Músicas: Viva Sao Joao e Passear na Roça; Dança: Caminho da Roça.
... "Quando da Ilha se sente saudade, é ele querendo ela, sua felicidade. E quando no céu a rainha Tainá brilha?! O meu Boi Barrica brinca na Ilha" (Brincadeira de Rua).
José Pereira Godão